Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial

Integrado na resposta conjunta de todos os Estados-Membro da União Europeia, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal representa uma oportunidade sem precedentes.

Aprovado em 16 de junho de 2021, compreende uma visão estratégia, reformas e investimentos estruturantes a implementar até 2026, com vista a alcançar um recuperação transformativa, duradoura, justa, sustentável e inclusiva e evoluir para um país mais sustentável e mais digital.

 

O PRR encontra-se organizado em 20 Componentes que integram um total de 37 Reformas e de 83 Investimentos. As vinte componentes e as respetivas reformas e investimentos estão agrupadas em torno de três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital.

Neste contexto e para cada uma das componentes identificadas, serão lançados avisos concursos para a apresentação de propostas.

 

No passado dia 1 de julho de 2021 foi lançado o Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, previstas no PRR.

Trata-se de um concurso de ideias que visa identificar as reais oportunidades de investimento e capacidades de execução para o desenvolvimento de projetos que permitam transformar o perfil de especialização da economia portuguesa, promovendo o desenvolvimento de atividades de maior valor acrescentado e intensivas em conhecimento, orientadas para a criação de empregos qualificados e para os mercados internacionais.

As Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que incluem as chamadas Agendas Verdes, visam consolidar e alargar sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva.

As propostas deverão ser promovidas por Consórcios, que poderão incluir empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, entidades do sistema científico e tecnológico nacional, entidades gestoras dos Clusters de Competitividade, entidades da administração pública, associações empresariais ou outras associações relevantes para a área objeto do projeto.

A dotação afeta ao presente concurso é de 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e 372 milhões de euros para as Agendas Verdes.

Uma vez concluído o processo de seleção de ideias, os Consórcios qualificados serão posteriormente convidados a apresentar propostas finais.

O CATIM, reconhecendo a importância desta iniciativa para as empresas do setor, tem acompanhado a sua evolução, numa perspetiva de apoio na identificação de oportunidades, bem como na constituição e mobilização de novos consórcios.

Neste sentido, estamos disponíveis a auxiliar no esclarecimento de eventuais questões que surjam neste contexto e durante este processo, aproveitando ainda para convidar a comunidade empresarial para que nos façam chegar manifestações de interesse, ideias e sugestões, através do email projetos@catim.pt

OUR Mission

CATIM, Portuguese Technological center for the metal working industry is a non-profit private institution of public utility, that resulted from the association of interests, industries, and associations with public companies.

It was established under the Decree-Law No. 249/86 of 25th August, with the changes that were introduced by Decree 312/95 of 29th November and registered as a Public Utility Institution, as published in the Official Gazette No. 15, II series of 87/01/19, at the Commercial Registry of Oporto, Registration No. 2, under the tax number 501 630 473.

 

Its mission is to contribute to innovation and competitiveness of national metal industries and similar or complementary sectors.

 

 

Services at Catim

Technological Center for the Metal Working Industry

Catim

Newsletter Formação Catim

Saiba tudo sobre as próximas formações!

Registe-se aqui.