social-iconsocial-iconsocial-iconsocial-icon
arroba-icon

CATIM

left-arrow

História

Da Indústria para a Indústria


Em 1980, a AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal) estabeleceu um protocolo com a DGQ – Direcção Geral da Qualidade, IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas Empresas e ao Investimento e o LNETI – laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, criando o CATIM, Centro de Apoio tecnológico à Indústria Metalomecânica.


Em 1983 foi publicado o Decreto-lei nº 461/83 que enquadrou os centros tecnológicos, estruturas organizativas e funcionais de apoio técnico e tecnológico à indústria nacional.


Em 1983 e por força do protocolo inicialmente referido e com o apoio das empresas fabricantes de aparelhos a gás, foi criado o Laboratório de Material de Queima que se dedicou a fazer ensaios a este tipo de equipamentos. Estas empresas confrontavam-se com a obrigatoriedade de certificação dos seus produtos, quer no mercado interno quer externo, sendo necessário a evidenciação da conformidade com as normas aplicáveis em cada um dos mercados alvo (NP, NF, DIN, BS, etc.).


Em 1986, o CATIM foi oficialmente criado pelo Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, tendo tido como sócios fundadores a AIMMAP, o IAPMEI e o INETI.


A partir dessa data o CATIM foi criando novos laboratórios e unidades funcionais, desenvolvendo novas competências e serviços, tornando-se no que é hoje, com instalações no Porto (sede), Lisboa e Braga, cerca de 110 colaboradores, cerca de 740 associados e cerca de 4200 clientes activos.

GALERIA

GALERIA CATIM

Gallery Image 1
Gallery Image 2
Gallery Image 3
Gallery Image 4
Gallery Image 5
Gallery Image 6
Gallery Image 7
Gallery Image 8
Gallery Image 9
Gallery Image 10
Gallery Image 11
Gallery Image 12
Gallery Image 13
Gallery Image 14
Gallery Image 15
Gallery Image 16
Gallery Image 17
Gallery Image 18
Gallery Image 19
Gallery Image 20
Gallery Image 21
Gallery Image 22
Gallery Image 23
Gallery Image 24