Siga-nos nas Redes Sociais  https://www.facebook.com/catim.pt

PENSE INDÚSTRIA está de volta em versão i4.0 !

PENSE INDÚSTRIA está de volta em versão i4.0

O projeto Pense Indústria i4.0 é estratégico e tem como objetivo principal a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional aliciantes e dando-lhes acesso a experiências motivadoras.

Com atividades dinâmicas, o projeto atua ao nível da sensibilização, atração e capacitação dos jovens do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para as áreas de saber e profissionais no âmbito de IoT (Internet of Things), tecnologias, digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade.

Esta nova edição tem enfoque na indústria 4.0 através de quatro atividades principais:

• Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0 (palestras nas Escolas);

• Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0;

• Concurso de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo F1 in Schools;

• Concurso Nacional IoT Isto é uma ideia.

 

O Pense Indústria i4.0 conta com o apoio do Compete 2020, no âmbito da medida SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial, e envolve um consórcio de sete Centros Tecnológicos: CITEVE, CATIM, CENTIMFE, CTCOR, CTCP, CTCV e CTIC.

Sessões de sensibilização com demonstração de tecnologias i4.0

Promoção de palestras, ações de demonstração e de experimentação sobre a indústria 4.0 a realizar nas escolas, recorrendo a equipamentos "transportáveis" alusivos à digitalização e outras tecnologias da indústria 4.0. Devido às contingências provocadas pela COVID-19 estas sessões podem realizar-se em ambiente web com recurso a vídeos e exercícios interativos.

Laboratórios de tecnologias i4.0

Promoção de sessões de demonstração em laboratórios e/ou contextos produtivos ou de prototipagem para incrementar nos jovens um espirito crítico e criativo. Serão abordados temas como a Robótica, Modelação 3D, Prototipagem, Nanotecnologia, Digitalização, Sustentabilidade, Economia Circular, entre outros.

Visitas de imersão a empresas/centros demonstradores

Esta atividade compreende visitas de imersão a empresas, ecossistemas empreendedores, feiras ou exposições setoriais, centros de inovação e instituições de ensino superior ou eventuais TED talks, onde é possível demonstrar conceitos e tecnologias da i4.0, integrados em processos de investigação, desenvolvimento e inovação e/ou em processos industriais.

Concursos de ferramentas digitais i4.0 e empreendedorismo: F1 in Schools

O Concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, tendo em conta fatores de sucesso de uma empresa de base tecnológica (tecnologias, manufatura aditiva, comunicação, gestão, marketing e empreendedorismo).

Concurso Nacional IoT "Isto é uma ideia"

Concurso nacional para apresentação de ideias/soluções inteligentes e exequíveis baseadas em IoT (internet das coisas), onde os jovens são desafiados a conceber uma nova solução com conexão via internet, que torne o dia a dia mais smart e simples e que preferencialmente também contribua para a sustentabilidade.

 

Contactos: luis.rocha@catim.pt, telefone: 226159000

 

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim

Newsletter Formação Catim

Saiba tudo sobre as próximas formações!

Registe-se aqui.