DL 50/2005, Segurança de Equipamentos de Equipamentos de Trabalho. O DL 50/2005 de 25 de Fevereiro impõe requisitos mínimos de segurança aos equipamentos de trabalho e o seu cumprimento é uma responsabilidade das entidades empregadoras. 10 questões... 1. Verifica se os equipamentos de trabalho que coloca ao dispor dos trabalhadores cumprem os requisitos mínimos de segurança?2. Com que regularidade efectua essas verificações?3. Quando decide comprar uma máquina nova sabe quais as obrigações do seu fornecedor e o que é que este lhe tem que entregar com a máquina? E quando é uma máquina usada? E quando é uma máquina alugada?4. Tem um procedimento para receção e aceitação das máquinas que adquire? (por exemplo verificação do manual de instruções, certificados, sinalética, etc)5. Após ter adquirido uma máquina, efetua uma verificação inicial antes de esta entrar em serviço?6. Informa e dá formação ao trabalhador sobre a segurança do equipamento de trabalho (máquina por exemplo) que utiliza?7. Sabe quais os procedimentos de segurança que tem que adotar quando uma máquina é sujeita a uma operação de manutenção significativa ou reparação?8. Quando decide alterar uma máquina ou uma linha de produção com integração de vários equipamentos, ou conceber e produzir uma máquina para sua própria utilização, sabe quais os procedimentos de segurança a seguir e quais as implicações legais a que pode estar sujeito?9. No caso de contratar fornecedores de serviços ou sub-empreiteiros que utilizem máquinas nas suas instalações, o que lhes deve exigir?10. Sabe que a verificação de segurança duma máquina exige uma abordagem técnica multidisciplinar do ponto de vista de engenharia com a apreciação de todos os seus sub-sistemas, de potência e de comando (eléctricos, hidráulicos, pneumáticos), estruturais, de proteção, etc? O CATIM é entidade competente para a verificação dos equipamentos de trabalho, contando com uma experiência de 32 anos na segurança de máquinas e equipamentos em todos os setores de atividade. Esta atividade está também suportada pelo sistema de gestão da qualidade do CATIM que está certificado ISO 9001 pela DNV. O CATIM também é Organismo Notificado Europeu para a Diretiva Máquinas.Se necessita de verificações iniciais, periódicas ou extraordinárias aos seus equipamentos de trabalho de acordo com o DL 50/2005, contacte-nos!Unidade de Engenharia e Segurança de Equipamentos, catim@catim.p
O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.
Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.
A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.
da indústria para a indústria
Catim
Saiba tudo sobre a nossa atividade!
Registe-se aqui.