Realizou-se no passado dia 22 na EMAF, o Seminário ObservTech – Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação

O CATIM dinamizou, no passado dia 22 de novembro, o Seminário ObservTech – Capacitar a indústria, reforçar a competitividade e potenciar o crescimento baseado no conhecimento e inovação. O evento decorreu na Exponor, em Matosinhos, integrado na Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - EMAF 2018.

A abertura e moderação da sessão foi realizada por Vânia Pacheco, do CATIM, e contou com a apresentação de diversos painéis temáticos referentes a variados Projetos no qual o CATIM participa,

No âmbito do Projeto ObservTech, cofinanciado pelo Compete 2020, Cláudia Fernandes (CATIM) realizou uma apresentação sobre “A importância das atividades de Vigilância Tecnológica e Transferência de Conhecimento e Tecnologia na promoção da competitividade das PME nacionais”, salientando o papel do CATIM enquanto centro de interface tecnológico, fomentando a aproximação e comunicação entre o sistema científico e tecnológico e o tecido empresarial. O presente projeto visa o reforço da atividade de vigilância técnica, tecnológica, científica e normativa do CATIM, articulada com a dinamização de iniciativas de interação e transferência de conhecimento e promoção de ações de demonstração de desenvolvimento técnico e tecnológico, procurando, desta forma, responder a necessidades específicas das empresas nacionais do setor, contribuindo, assim, para o aumento da sua competitividade e acesso a novos mercados.

Seguiu-se a apresentação “Nanomateriais: um risco ocupacional na manufatura aditiva de metal”, promovida por Marta Sousa (CATIM), temática esta abordada no âmbito da sua tese de doutoramento, e que incidiu sobre a questão do impacto dos nanomateriais, libertados durante os processos de manufatura aditiva de metais, ao nível da segurança e saúde humana, e identificação de métodos de avaliação e controlo do risco associado ao processo de libertação destes materiais.

No âmbito do Projeto Wings+, cofinanciado pelo Programa ERASMUS+, Luís Rocha (CATIM), coordenador do projeto, realizou uma apresentação intitulada “Inovação no modelo de formação: “Geometrical Quality Control and Large Scale Metrology” na indústria aeronáutica”. O Projeto Wings+ visa promover a inovação na formação profissional ao nível do controlo geométrico da qualidade e na metrologia em grande escala para a indústria aeronáutica. Atualmente verifica-se que, cada vez mais, as empresas procuram estas áreas de formação e, frequentemente, em contexto de trabalho, devido à necessidade crescente da digitalização de processos. O uso correto de equipamentos inovadores de medição 3D constitui um fator chave de competitividade para as empresas, sendo imprescindível para produtos/processos de engenharia e controlo de qualidade, em particular, na indústria aeronáutica.

Cofinanciado no âmbito do Programa INTERREG Portugal-Espanha (POCTEP), o Projeto Manufactur4.0 também esteve em destaque no Seminário ObservTech, com as apresentações das tecnologias avançadas alusivas aos demonstradores de produção dirigidos ao setor naval-metalomecânico, realizadas por Maria Jesús Legarreta (GAIN) - Realidade Aumentada em processos, Digitalização sem contacto; Daniel Gesto (AIMEN) - Demonstrador Mecanizado (Soldadura/Rebarbagem), Demonstrador Corte e Soldadura de excerto em tubos;  e Luís Rocha (INESCTEC) – Demonstrador Realidade Aumentada Corte e Montagem, Robotic Machine Tending.

A sessão terminou com a apresentação do Projeto TechParts, cofinanciado pelo Norte 2020, tendo como oradores Cláudia Pires do CATIM e Humberto Ferreira da Pragmasoft, empresa líder do consórcio deste projeto que visa o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o planeamento e escalonamento de atividades de manutenção preventiva das ferramentas de desgaste rápido em empresas produtoras de peças técnicas. Em particular, o projeto tem como principal objetivo dar resposta a um setor (metalúrgico e metalomecânico) cada vez mais exigente no que diz respeito às áreas da manutenção preventiva/preditiva.

OUR Mission

CATIM, Portuguese Technological center for the metal working industry is a non-profit private institution of public utility, that resulted from the association of interests, industries, and associations with public companies.

It was established under the Decree-Law No. 249/86 of 25th August, with the changes that were introduced by Decree 312/95 of 29th November and registered as a Public Utility Institution, as published in the Official Gazette No. 15, II series of 87/01/19, at the Commercial Registry of Oporto, Registration No. 2, under the tax number 501 630 473.

 

Its mission is to contribute to innovation and competitiveness of national metal industries and similar or complementary sectors.

 

 

Services at Catim

Technological Center for the Metal Working Industry

Catim

Newsletter Catim

Saiba tudo sobre a nossa atividade!

Registe-se aqui.