Inovação / Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (CMAD, 1987 – Comissão para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Inovação

Inovação corresponde à implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho , ou o conhecimento.

(NP4456 – 2007, adaptado de OCDE-2005)

Estratégia para a sustentabilidade através da Inovação

Dois conceitos intimamente ligados!

É através da inovação que é possível desenvolver uma empresa sustentável.

É através da inovação que é possível desenvolver ou melhorar novos produtos s serviços, processos, métodos organizacionais e de marketing mais amigos do ambiente, acautelando os interesses de todas as partes interessadas e das gerações futuras. É através da inovação que a empresa valoriza e desenvolve o seu conhecimento, tornando mais robustas as suas opções estratégicas.

É sendo inovadora e considerando o conceito da sustentabilidade,  que cada empresa melhor consegue interpretar as tendências dos mercados e clientes e os grande movimentos económico-sociais, alinhando as suas estratégicas e colocando o foco das suas atenções no sítio certo...

Muitos dos serviços do CATIM contribuem para que as empresas, em especial as PME’s, adquiram competências e práticas mais inovadoras e sustentáveis!

O CATIM também participa em vários projectos nacionais e internacionais que visam a inovação e sustentabilidade do tecido industrial!

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim