Qualidade - Transição para a Norma ISO 9001:2015

As organizações certificadas pela ISO 9001: 2008 têm até Setembro de 2018 para garantir o processo de transição para a versão de 2015 realizando os devidos ajustamentos ao seu Sistema de Gestão da Qualidade.

 

A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, ajudando as empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação dos seus clientes.

A nova versão da ISO 9001 apresenta algumas alterações em relação à versão anterior, alterações que vão de encontro às grandes tendências e desafios que se colocam hoje em dia às organizações que se movem num mundo mais global, em cadeias de valor mais complexas e num ambiente mais volátil e multidimensional.

 

As principais alterações incidem:

 

- no compromisso da liderança

 

- na importância da definição do contexto da organização na concepção e implementação do SGQ, com clara identificação das partes interessadas

 

- na abordagem estruturada aos riscos e oportunidades organizacionais

 

- na abordagem à gestão da cadeia de fornecimentos

 

- na terminologia e estrutura utilizada facilitando a integração com outros sistemas organizacionais (exemplo ambiente e segurança).

 

 

A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM apoia as empresas neste processo de transição para a nova norma através das seguintes acções:

 

- caraterização atual do SGQ

 

- definição e orientação na implementação de um plano para a transição

 

- formação sobre os novos princípios e requisitos

 

- auditoria interna

 

- acompanhamento durante o processo de certificação

 

 

Consulte-nos!

 

Unidade da Qualidade e Inovação

 

catim@catim.pt

 

 

Formação inter-empresas: aqui

 

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim