Técnico de Gás - Qualificação Inicial

OBJETIVOS

No final da ação o formando estará apto a programar, organizar e coordenar a execução, reparação, alteração ou manutenção das instalações de gás e das redes e ramais de distribuição de gás, bem como a instalação, adaptação, reparação e manutenção de aparelhos a gás, de acordo com as normas, regulamentos de segurança e as regras de boas práticas aplicáveis, nos termos previstos no art. 33 da Lei n.º 15/2015 de 16 de fevereiro.

QUALIFICAÇÃO

A conclusão com aproveitamento das unidades de formação de curta duração integradas na ação de formação de Técnico de Gás, permite ao formando a solicitação à DGEG da emissão do cartão de identificação de Técnico de Gás, conforme previsto art. 40 da Lei n.º 15/2015 de 16 de fevereiro.

DESTINATÁRIOS

A ação de formação destina-se à formação de Técnicos de Gás, nos termos previstos no art. 33 da Lei n.º 15/2015 de 16 de fevereiro.

Habilitações mínimas: 12 º ano de escolaridade.

Idade mínima: 18 anos

PROGRAMA

UFCD 1 (*) - Enquadramento Regulamentar e Normativo, Metrologia, Gases Combustíveis;

UFCD 2 (*) – Aparelhos a Gás: Combustão, Tipos e classificação de aparelhos, ligações, queimadores;

UFCD 5 (*) - Tecnologia das Redes de Gás: Tipos de redes; Materiais, equipamentos e acessórios; Postos de redução e medição; Introdução à brasagem e soldadura em PE e prensagem;

UFCD 6 (*) – Construção de Redes de Gás: Execução, reparação, ensaios e manutenção;

UFCD 7 (*) – Interpretação, gestão e monitorização de Projeto.

Nota: No decurso da ação de formação são realizadas visitas e sessões técnicas.                                                                                                                    

(*) Nos termos previstos na Lei n.º 15/2015, de 16 de Fevereiro, aguarda-se a publicação regulamentação que estabelecerá as unidades de formação de curta duração na área do gás, podendo vir a ser exigida nos termos previstos no Art. 40º, a frequência de mais alguns conteúdos pelo que nesse caso, o CATIM compromete-se a informar o formando dessa(s) alteração(ões).

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

Formação Presencial

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

- Avaliação contínua

- Exame final

DATAS DA FORMAÇÃO

16 de outubro a 10 de novembro de 2017 | 9:30 às 17:30 | 20 sessões 7:30

CARGA HORÁRIA | HORÁRIO | LOCAL

150 Horas | CATIM – Porto

PREÇO

Preço Único: 795€ | Formação Isenta de IVA

Duração/Local: 
150 Horas | Porto
Horário: 
Laboral
Data: 
Segunda, 16 Outubro, 2017 até Sexta, 10 Novembro, 2017

Missão

O CATIM, centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos, que resultou da associação de interesses, de empresas industriais e respectivas associações com organismos públicos.

Foi criado no âmbito do Decreto-Lei n.º 249/86 de 25 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo D.L. 312/95 de 29 de Novembro e registado como Instituição de Utilidade Pública, conforme publicação no Diário da República n.º 15, II série de 87-01-19, na Conservatória do Registo Comercial do Porto, Matricula N.º 2, detentor do número de contribuinte n.º 501 630 473.

 A sua Missão é a de contribuir para a inovação e competitividade das indústrias nacionais da metalomecânica e sectores afins ou complementares.

 

 

Serviços

da indústria para a indústria

Catim