Qualidade - Transição para a Norma ISO 9001:2015

As organizações certificadas pela ISO 9001: 2008 têm até Setembro de 2018 para garantir o processo de transição para a versão de 2015 realizando os devidos ajustamentos ao seu Sistema de Gestão da Qualidade.

 

A ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, ajudando as empresas e organizações a serem mais eficientes e a melhorar a satisfação dos seus clientes.

A nova versão da ISO 9001 apresenta algumas alterações em relação à versão anterior, alterações que vão de encontro às grandes tendências e desafios que se colocam hoje em dia às organizações que se movem num mundo mais global, em cadeias de valor mais complexas e num ambiente mais volátil e multidimensional.

 

As principais alterações incidem:

 

- no compromisso da liderança

 

- na importância da definição do contexto da organização na concepção e implementação do SGQ, com clara identificação das partes interessadas

 

- na abordagem estruturada aos riscos e oportunidades organizacionais

 

- na abordagem à gestão da cadeia de fornecimentos

 

- na terminologia e estrutura utilizada facilitando a integração com outros sistemas organizacionais (exemplo ambiente e segurança).

 

 

A Unidade da Qualidade e Inovação do CATIM apoia as empresas neste processo de transição para a nova norma através das seguintes acções:

 

- caraterização atual do SGQ

 

- definição e orientação na implementação de um plano para a transição

 

- formação sobre os novos princípios e requisitos

 

- auditoria interna

 

- acompanhamento durante o processo de certificação

 

 

Consulte-nos!

 

Unidade da Qualidade e Inovação

 

catim@catim.pt

 

 

Formação inter-empresas: aqui

 

OUR Mission

CATIM, Portuguese Technological center for the metal working industry is a non-profit private institution of public utility, that resulted from the association of interests, industries, and associations with public companies.

It was established under the Decree-Law No. 249/86 of 25th August, with the changes that were introduced by Decree 312/95 of 29th November and registered as a Public Utility Institution, as published in the Official Gazette No. 15, II series of 87/01/19, at the Commercial Registry of Oporto, Registration No. 2, under the tax number 501 630 473.

 

Its mission is to contribute to innovation and competitiveness of national metal industries and similar or complementary sectors.

 

 

Services at Catim

Technological Center for the Metal Working Industry

Catim